Chuck Yeager, o primeiro Homem supersónico

Chuck Yeager, o primeiro Homem supersónico

Chuck Yeager

"Chuck" Yeager" O primeiro homem a quebrar a Barreira do Som

Charles Elwood Yeager, 13 Fevereiro 1923, Myra-Virginia, EUA Chuck Yeager

 

Decorria o ano de 1941,"Chuck" Yeager então com 18 anos alista-se na Força Aérea dos EUA (USAF).

Cumpre inicialmente a função de mecânico de aeronaves e de seguida torna-se piloto de combate sendo enviado para a Europa no decorrer da 2ª Guerra Mundial.

Terminado o conflito regressa aos EUA e ingressa na exigente escola de pilotos de testes que selecciona a élite da élite dos pilotos para testes e ensaios em aeronaves.

Na época e findada a Guerra decorrem distintos testes com diversas aeronaves pioneiras em tecnologias que estavam já em evolução e fase de experimentalismo entre as quais os motores de reacção/propulsão a jacto (vulgo motores a jacto ) que desse modo proporcionam capacidade aos futuros aviões de alcançarem velocidades agora muito superiores aos movidos a hélice. Entre estes testes vai decorrer igualmente a tentativa de ser atingida e quebrada a barreira do som, barreira essa que é de aproximadamente 1200 km/h (quando o movimento é efectuado em meio aéreo e ao nível do mar).

De entre 125 pilotos de testes ele é o seleccionado para esta missão devido ás extraordinárias e superiores capacidades quer como piloto quer também nos atributos físicos e psícológicos.

Assim a 14 de Outubro de 1947 sobre o céu da localidade americana de Victorville na California, pilotando o avião experimental Bell X-1 (1*) da Bell Aircraft Corporation, baptizado por si com o nome "GLAMOROUS GLENNIS" em honra de sua mulher, Charles Elwood Yeager / "Chuck Yeager" entra para a história como sendo o primeiro ser-humano a voar e quebrar a barreira do som (velocidade supersónica)

Chuck Yeager posteriormente continuou a voar em aeronaves experimentais e na investigação de acidentes aéreos. Todavia nos anos 50 já no advento e início da exploração espacial Chuck Yeager não foi um dos "Eleitos" para integrar o "Programa Mercury", programa esse que levará os primeiros americanos ao espaço.

(*1)- o Bell X-1 era acoplado na parte inferior de bombardeiros Boing B-29 (e outros) adaptados para o transportar e largado á altitude calculada, após a separação da "barriga" o piloto do Bell X-1 acionava os motores.

Bell X-1 largado de B-29

 

* Avião experimental Bell X-1 - Fabricante: Bell Aircraft Corporation

* Foram fabricados 5 todos de vertente experimental.

* O Bell X-1 pilotado por Chuck Yeager era o 46-062, efectou 82 voos de testes

* Foi baptizado pelo próprio com o nome de "Glamorous Glennis" em homenagem a sua mulher Glennis Faye Dickhouse

* Encontra-se actualmente exposto no National Air and Space Museum em Washington DC Bell X-1 no Museu

Bell X-1no Museu

 

É Interessante / Rui Manuel Soares

11-03-2014

Translate this Page

Rating: 2.9/5 (216 votos)




ONLINE
1







É Interessante  facebook / YouTube / Flickr -clicar nas imagens

facebook

Flickr É Interessante